Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

MOMENTOS RELAXANTES

MOMENTOS RELAXANTES

25
Ago20

PEQUENOS TRABALHOS


MEA

Hoje foi dia de dividir alguns craveiros, que semeei, por diversos vasos, de modo a que cresçam à vontade e me dêm cravos bonitos. Não sei as cores, já que é uma mistura. Pode ser que tenha sorte e saiam de várias cores. Há outros que plantei directamente nos canteiros.

 

IMG_20200825_115006[1].jpg

IMG_20200825_150226[1].jpg

*************************

Foi também dia de preparar a floreira com terra bem remexida, enriquecida com estrume de coelho e alguma terra nova, para semear os amores perfeitos.

   IMG_20200825_151719[1].jpg  IMG_20200825_115013[1].jpg

Duas cores, amarelos-castanhos e roxos com o olho amarelo. Vou misturar as sementes para fazer duas floreiras mistas e, se derem tanta flor como os do ano passado, vai ficar lindoooo. Depois mostro o resultado.

*************************

FotoJet.jpg

Pelo meio das flores, aproveito o espaço e semeio coentros e salsa. Na 4ª foto desta composição, apesar de não se ver muito bem, há coentros já grandinhos e na 6ª foto uma nova sementeira de coentros a começar a brotar.

 

*************************

Eu gosto sobretudo de vasos de barro, por serem mais porosos e mais frescos no Verão, para que as raízes das plantas se mantenham também mais frescas. No entanto eles têm tendencia a ficar feios.

A solução passa por pintá-los

Já pintei vários. Hoje pintei mais um. Aqui fica o resultado, apenas com a 1ª demão. 

Pintei com tinta de spray, depois de lavar, secar e limpar muito bem de qualquer lixo. Seca muito rápido e não suja nada.

IMG_20200825_120040[1].jpg

 

 

 

 

 

 

20
Ago20

Astrophytum myriostigma nudum


MEA

 

Astrophytum myriostigma nudum

 

IMG_20200820_222010.jpg

É um pequeno cacto globoso com costelas muito pronunciadas que podem atingir +/- 30 cm de altura por +/- 20 cm de diâmetro. A variedade mais comum no mercado e na natureza tem cinco costelas, mas podem-se encontrar variedades que têm de três a oito. A variedade comum com 5 costelas é popularmente chamada de cacto estrela devido ao seu formato semelhante.

Um aspecto típico deste cacto é a ausência de espinhos. Essas estruturas contrastam com a cor verde do caule, dando a impressão de ser de cor acinzentada.

A floração pode ocorrer em qualquer época do ano, acentuando-se mais nas estações quentes (verão e primavera). O número de flores varia de acordo com o tamanho da planta, sua saúde e idade; eles podem se formar em uma flor de 1 a 6 flores ou mais.

As flores aparecem na parte superior do caule (a partir da margem das costelas), têm 3-7 cm de diâmetro com um tubo floral de +/- 5 cm de altura. Têm numerosas pétalas amarelo pálido com pontas marrons (não todas). A região mais interna das flores pode ser um pouco mais escura (laranja). No centro das flores existem numerosos estames e um estigma multilobulado central.

Precisa de muita luz para um ótimo desenvolvimento e floração. Deve expor-se diretamente ao sol durante todo o ano, mas protegendo-o dos dias mais quentes do verão.

Pode tolerar breves períodos de temperatura abaixo de 8 ° C, mas sempre recomenda-se protegê-lo para evitar um possível apodrecimento.

Substrato:

Muito solto e com  drenagem ideal para não haver humidade prolongada do substrato apodrecendo suas raízes. 

Frequência de rega

Devemos regar muito pouco porque é suscetível ao apodrecimento devido ao excesso de água. Regue uma vez por semana ou quinzenalmente dependendo da temperatura ambiente e da secura do suporte (regar quando estiver completamente seco). No inverno devemos manter o substrato seco para evitar problemas na saúde do cacto.

 

                                                     

 

Vista superior da flor

 

 

 

 

Créditos...naturalezatropical.com/

14
Ago20

SUCULENTAS...NOVAS AQUISIÇÕES


MEA

IMG_20200814_170542.jpg

Haworthia limifolia             Senecio citriformis                              Red Aloe 

Haworthia limifolia...As Haworthias, são plantas suculentas ideais para o cultivo em interiores ou ambientes mais sombreados. Neste sentido, a Haworthia limifolia é bastante resistente e de fácil cultivo. Por não exigir luminosidade muito intensa e não precisar ser regada com frequência, é uma suculenta considerada de baixa manutenção. Na natureza, ela vive sob a sombra de outras plantas, parcialmente enterradas ou protegidas nas fendas entre as rochas. Portanto, não gosta de sol direto, principalmente nas horas mais quentes do dia. Um local próximo a uma janela capaz de fornecer uma luminosidade indireta é mais do que suficiente para o cultivo desta suculenta. 

O vaso ideal para o cultivo da Haworthia limifolia é o de barro. Ela não tolera solos encharcados por muito tempo, podendo morrer muito rapidamente. O solo ideal para o cultivo da Haworthia limifolia é aquele mais arenoso, composto por uma mistura de terra vegetal e areia grossa, em partes iguais. 

Fonte https://www.orquideasnoape.com

 Senecio citriformis...Também conhecida por colar de pérolas.Suas hastes podem atingir de 0,60-1,00 metro de comprimento.

As folhas são de cor verde, podendo assumir um tom bem claro durante a época do verão.

São de forma esférica parecendo uma pequena ervilha e de mesmo tamanho, cerca de 0,5 cm de diâmetro.

O pecíolo é quase séssil e dele parte uma linha em tom verde mais escuro meio transparente, terminando numa pequena ponta, semelhante a uma pérola como o acabamento para brincos.

Assume toda a sua beleza e exotismo como pendente. As flores são  brancas e com estames coloridos de púrpura, têm perfume de canela e floresce na primavera.

Esta planta tolera temperaturas amenas, mas desenvolve-se bem no calor.

Fonte fazfacil.com

Red Aloe ...é uma das 400 espécies de  do gênero Aloe pertencente à família Asphodelaceae. São nativas de África , Madagascar e Arábia. Plantas suculentas como , aloés crescem melhor em condições quentes , com muito sol . A maioria das espécies não tolera temperaturas abaixo de 40 graus centígrados , embora alguns , como Red Aloe , não vai sobreviver geadas.

Fonte jardim.98905.

 

 

13
Ago20

BROMÉLIA TILLANDSIA OU CRAVO DO MATO


MEA

BROMÉLIA TILLANDSIA OU CRAVO DO MATO

Imagem de https://flores.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/Cravo-Do-Mato-%28Brom%C3%A9lia-Tillandsia%29-5/Cravo-Do-Mato-Brom%C3%A9lia-Tillandsia-15.jpg

Hoje, andei a pesquisar esta planta para conhecer algo mais sobre ela, e fiquei surpreendida pela positiva.

Foi mais uma plantinha, entre outras que a vizinha me deu mas, ela não estava muito bem tratada. então depois de pesquisar fui tratá-la.

IMG_20200813_152055.jpg

         

 

Aqui o antes do tratamento que consistiu em mergulhá-la em água, durante 30 minutos e limpar todas as folhas velhas e secas, para depois voltar a pendurá-la, já que é uma planta aérea. 

 

IMG_20200813_155747.jpg

 

 

Aqui já depois do tratamento, já são visiveis algumas diferenças, para melhor.

   

IMG_20200813_160500.jpg

 

 Aqui já pendurada, no tronco da árvore onde vai ser o lugar dela.

Agora é só esperar e continuar a cuidar dela, para que dê flor.                       

 

A BROMÉLIA TILLANDSIA OU CRAVO DO MATO é uma planta aérea , isto é, ela não precisa de terra para se desenvolver, mas precisa de água. No Verão, uma vez por dia, regada, e mergulhada uma vez por semana. Elas precisam de muita luz. Não têm raizes, apenas estão apoiadas ou penduradas nos troncos e podem atingir de 5 cm a 2 m . se estiver com sede ela fica acinzentada e quando tem flor, não deve ser mergulhada, apenas molhada com "chuveiro"

Fonte:  http://www.dcoracao.com/       

12
Ago20

OPUNTIA MICRODASYS ALBISPINA


MEA

OPUNTIA MICRODASYS ALBISPINA

IMG_20200811_114454.jpg

Bem estranho o nome deste cacto, conhecido também por CATO ORELHA DE MICHEY, dado o formato ter parecenças com as orelhas do rato michey.

Os tufos de picos podem ser em diferentes cores. Neste caso são brancos, daí o nome ALBISPINA (espinho albino).

O OPUNTIA MICRODASYS tem espinhos de outras cores,(amarelos, vermelhos) sendo por isso o último nome diferente deste.

Gosta de sol intenso e se estiver em local com pouca luz, as orelhinhas crescem compridas e finas.

A multiplicação deste cato é muito fácil, basta destacar uma orelhinha e colocar na terra, nos meses mais quente. Durante o inverno ele entra em dormência.

Este meu cato tinha apenas 2 orelhinhas, quando comprei. Passou todo o Inverno sem se "mexer". Depois que começou a Primavera, até agora, ficou assim.

O aspecto dele é tão fofinho que apetece tocar...mas é melhor não...os espinhos são mais que muitos.

Nome Científico: Opuntia microdasys
Nomes Populares: Orelha-de-coelho, Opúntia, Palma-brava
Família: Cactaceae
Categoria: Cactos e Suculentas
Clima: Equatorial, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 40 a 50 cm
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Fonte wikipedia

11
Ago20

BEGÓNIA CUCULATTA


MEA

BEGÓNIA CUCULATTA

IMG_20200811_115206.jpg

Uma das muitas variedades de begónias, que existem (cerca de mil).

A begónia cuculata é também conhecida por outros nomes, tais como begónia de cera, begonia do brejo, begonia-sempre-em-flor, etc.

Esta begônia é muito indicada para ser utilizada  em canteiros e também para ser cultivada em vasos,  terraços e varandas. O nome foi em homenagem ao francês Michel Bégon (1638-1710), intendente da marinha no porto de Rochefort e de La Rochelle e a denominação “cucullata” quer dizer “semelhante a um gorro” ou “encapuzado”. Suas folhas são suculentas, com um matiz verde pálido, quase marrom a marrom avermelhado, desenvolvendo bem em locais úmidos e quentes.

A espécie deu origem a vários híbridos, com cores que vão do branco ao rosa e vermelho, em várias tonalidades, com florescimento farto e denso quase o ano todo, tornando-a uma das plantas mais cultivadas nos jardins.

Esta comprei-a à cerca de um mês,muito pequena, mudei-a de vaso e já cresceu imenso, o que quer dizer que vai ter que ser mudada novamente.

  • Família:Begoniaceae.
  • Características:planta herbácea.
  • Porte:15 a 25 cm.
  • Fenologia:Ano todo.
  • Cor da flor:róseas, brancas ou vermelhas.
  • Cor da folhagem:verde médio.
  • Origem:Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
  • Clima:subtropical/temperado.
  • Luminosidade:pleno sol ou meia sombra.

 

Fonte Jardim Cor, Raul Canovas

 

 

 

 

10
Ago20

STAR WINDOW - Suculenta


MEA

IMG_20200810_142847.jpg

STAR WINDOW ou Haworthia cuspidata 

Hoje andava a jardinar, como em muitos dias, na parte da manhã, quando a vizinha me veio fazer várias ofertas de plantas.

Entre elas esta que aqui deixo e que veio engrossar a minha colecção de suculentas.

A Haworthia cuspidata é uma das espécies mais elegantes do gênero Haworthia. As suas folhas carnudas, duras, verde-escuras ou amareladas com linhas mais claras, e as suas flores brancas pequenas mas decorativas tornam-na uma suculenta muito interessante.

Com a sua pequena altura e a infinidade de rebentos que produz, pode fazer com que se transforme na estrela indiscutível de uma composição de plantas suculentas .

Haworthia cuspidata é uma espécie pertencente à família Xanthorrhoeaceae e à subfamília Asphodeloideae nativa do sul do continente africano. Em inglês, é conhecido pelo nome comum Star Window Plant, que viria a significar "Star Window Plant" devido à forma que assume.

Foi descrito pela primeira vez em maio de 1819. Antes de receber esse nome, tinha mais dois, que eram:

  • Aloe cuspidata
  • Catevala cuspidata

Cresce em rosetas compostas por folhas muito duras, verde-escuras ou variegadas (Haworthia cuspidata variegata) com formato mais ou menos triangular e bordas lisas. É acaule, o que significa que não tem haste. Desenvolve-se um pouco acima do solo, atingindo não mais de dez centímetros de altura.

As flores surgem de um caule floral muito fino, com menos de 0,5cm de espessura e até 7cm de comprimento. Eles têm a forma de um pequeno sino, branco com linhas rosa-avermelhadas. Se você quiser ver e fotografar, pode fazê-lo na primavera, quando a planta volta a crescer depois do inverno.

Além disso, você deve saber que seu cultivo é adequado para iniciantes. Basta protegê-lo do sol direto e de temperaturas abaixo de -4ºC. Com duas irrigações semanais no verão e uma quinzenal no resto do ano, além de uma contribuição regular de fertilizantes, tem mais do que o suficiente para ficar tão bonita quanto o primeiro dia.

Fonte https://cibercactus.com/

 

10
Ago20

FLORES E COISAS


MEA

IMG_20200324_174716.jpg

Boca de lobo

Uma das coisas que gosto imenso, além de escrever, é tratar das plantas, das flores, mexer na terra, tratar dos animais.

O tempo sempre foi pouco para que pudesse dedicar-me a tais tarefas. Até que infelizmente o desemprego aconteceu. E aconteceu na pior altura. "Velha" para trabalhar, "nova" para a reforma.

Depois da luta inglória, travada para arranjar emprego, tentei gerir a meu tempo entre a casa, a poesia, e as plantas.

Foi agora a altura de criar este blog, dedicado a esse dia a dia, tentando mostrar um pouco do muito a que me atrevo.

Obrigada pela paciência e pela disponibilidade, para me lerem.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

Mensagens

Em destaque no SAPO Blogs
pub