Astrophytum myriostigma nudum
MEA
Astrophytum myriostigma nudum
É um pequeno cacto globoso com costelas muito pronunciadas que podem atingir +/- 30 cm de altura por +/- 20 cm de diâmetro. A variedade mais comum no mercado e na natureza tem cinco costelas, mas podem-se encontrar variedades que têm de três a oito. A variedade comum com 5 costelas é popularmente chamada de cacto estrela devido ao seu formato semelhante.
Um aspecto típico deste cacto é a ausência de espinhos. Essas estruturas contrastam com a cor verde do caule, dando a impressão de ser de cor acinzentada.
A floração pode ocorrer em qualquer época do ano, acentuando-se mais nas estações quentes (verão e primavera). O número de flores varia de acordo com o tamanho da planta, sua saúde e idade; eles podem se formar em uma flor de 1 a 6 flores ou mais.
As flores aparecem na parte superior do caule (a partir da margem das costelas), têm 3-7 cm de diâmetro com um tubo floral de +/- 5 cm de altura. Têm numerosas pétalas amarelo pálido com pontas marrons (não todas). A região mais interna das flores pode ser um pouco mais escura (laranja). No centro das flores existem numerosos estames e um estigma multilobulado central.
Precisa de muita luz para um ótimo desenvolvimento e floração. Deve expor-se diretamente ao sol durante todo o ano, mas protegendo-o dos dias mais quentes do verão.
Pode tolerar breves períodos de temperatura abaixo de 8 ° C, mas sempre recomenda-se protegê-lo para evitar um possível apodrecimento.
Substrato:
Muito solto e com drenagem ideal para não haver humidade prolongada do substrato apodrecendo suas raízes.
Frequência de rega
Devemos regar muito pouco porque é suscetível ao apodrecimento devido ao excesso de água. Regue uma vez por semana ou quinzenalmente dependendo da temperatura ambiente e da secura do suporte (regar quando estiver completamente seco). No inverno devemos manter o substrato seco para evitar problemas na saúde do cacto.
Vista superior da flor
Créditos...naturalezatropical.com/